segunda-feira, 1 de março de 2010

Um partido, um Senador e uma praça

Meu final de semana foi super legal. Acompanhei a agenda do nosso Senador Paulo Paim. No sábado de manhã em uma plenária regional do PT em Palmeira das Missões onde muitos militantes da região se fizeram presentes para debater a mobilização para o grande embate eleitoral que teremos neste ano.

Ao meio dia, em Ijuí, teve uma ótima atividade de posse do PT de Ijuí. Um belo ato político onde se fizeram presentes o Prefeito Municipal de Ijuí, o Vice-prefeito, o companheiro Bira, o companheiro Deputado Federal Paulo Pimenta e o companheiro Paulo Paim. Na parte da tarde aconteceu um Seminário Municipal sobre Políticas Sociais da prefeitura onde o Senador Paim falou longamente sobre sua trajetória e experiência na luta pelos aposentados, pelos portadores de deficiência, pelos negros e, mais recentemente, pela juventude. Teve também intervenções artísticas do grupo de teatro do Centro Municipal de Teatro de Ijuí.

Paim tem sido um lutador no Senado para que a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Juventude seja votada e aprovada. A PEC da Juventude modifica a constituição e coloca a juventude como portadora de direitos juntamente com crianças e adolescentes, adultos e idosos. Em breve, com a luta do nosso Senador e com a ajuda da luta da juventude,  essa PEC deverá ser votada. Além disso, o Paim possui um projeto de lei que propõem a criação de escolas técnicas em todo o país sendo uma possibilidade enorme para ampliar ainda mais o ensino técnico no país.

Por fim, na tardinha, quase noite do sábado, fomos para Ajuricaba. A cidade que é capital nacional da aquicultura estava inaugurando a construção de uma praça pública. A praça - que servirá como um ponto de encontro e lazer das crianças, da juventude e de todos/as os moradores - foi fruto de uma emenda parlamentar do companheiro Senador Paim.

Paim é o parlamentar que, na minha opinião, melhor distribui suas emendas. Os 10 milhões que o Senador possui anualmente é distribuído para todos os municípios do RS a partir daqueles que menor IDH  possuem. O interessante é que TODOS os municípios, independente de partido, recebem algum valor em emendas. Esta é uma forma completamente diferente de como tratar a distribuição de recursos públicos. No meu entendimento, os deputados não deveriam distribuir recursos públicos, afinal, a função é legislar. Sendo assim, Paim é uma referência para ser seguida pelos demais parlamentares.

Nenhum comentário: