quinta-feira, 4 de março de 2010

JPT-RS elege Roberto Flech coordenador da campanha de juventude e convoca grande Encontro Estadual


A Executiva da JPT- RS nesta quarta-feira convocou um Encontro Estadual da JPT a ser realizado no dia 8 de maio, data ainda a ser confirmada. A idéia é realizar um grande encontro que seja o ápice do debate do programa de governo que o PT apresentará a juventude gaúcha e organizar a campanha do nosso pré-candidato, o companheiro Tarso Genro e do nosso Senador Paulo Paim.

Além da convocação do Encontro, a Executiva aprovou a construção de uma Coordenação de campanha que estará sob comando do companheiro Roberto Flech, Secretário da JPT Santa Maria e membro da Direção Estadual da JPT.

Vejam a Resolução da Executiva da JPT que será apresentada para o conjunto do partido
A Juventude e a campanha Tarso Governador!
- Resolução da Executiva Estadual da JPT/RS -

No IV Congresso Nacional do PT que aconteceu nos dias 18 a 20 de fevereiro em Brasília, o conjunto do nosso partido compreendeu que no atual momento histórico brasileiro o segmento etário da “juventude” é estratégico para viabilizarmos um modelo de desenvolvimento transformador para o Brasil e, portanto, deve ocupar o centro das questões.

Neste sentido, aqui no RS temos ainda mais elementos para corroborarmos com esta tese. Aqui a situação social da juventude é ainda mais dramática, pois temos um governo estadual neoliberal que, de um lado, extinguiu as políticas públicas e, de outro, dificultou que as políticas do Governo Federal fosse implementadas. Ainda, a juventude gaúcha é o principal segmento que a direita gaúcha aposta para a construção ideológica do anti-pestismo, vide os altos índices de rejeição ao PT entre o segmento juvenil, conforme demonstram nossas pesquisas internas.

Dessa forma, colocam-se duas questões fundamentais nesta campanha: a) a juventude não pode ser encarada como um simples “setor”, pois está no centro das desigualdades, possui um caráter transversal aos demais temas e deve compor, igualmente, o centro das nossas propostas para viabilizar um novo projeto de desenvolvimento para o Rio Grande. b) do ponto de vista político-ideológico, é uma necessidade política e ELEITORAL para o PT gaúcho diminuir os altos índices de rejeição entre este segmento, possibilitando retomar um diálogo com a nova geração.

Sendo assim, a Juventude do PT-RS tomou as seguintes definições:

1. Constituiu uma Coordenação de Campanha da Juventude tendo o companheiro Roberto Flech como Coordenador Geral e mais quatro membros a serem indicados.

2. Construir uma grande e massiva campanha do Voto aos 16 anos

3. Realizar uma pesquisa qualitativa sobre a Juventude Gaúcha

4. Organizar plenárias e reuniões da JPT juntamente às atividades da Caravana do PT com o companheiro Tarso para debater o Programa de Governo e a mobilização para o Encontro Estadual da JPT/RS;

5. Realizar um grande Encontro Estadual da JPT no dia 8 de maio de 2010;

6. Que a juventude participe da coordenação política geral da campanha Tarso Governador, pois se for encarada como mais um “setor”, a campanha eleitoral não irá dar conta dos desafios que apresentamos a cima.

Executiva Estadual da Juventude do PT-RS
03 de março de 2010

Nenhum comentário: