quinta-feira, 18 de março de 2010

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA UERGS!




Diante da atual conjuntura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – a Comunidade Acadêmica irá às ruas para manifestar sua insatisfação com a atual Reitoria e com o Governo do Estado.

A crise que a UERGS enfrenta é fruto do descaso do Governo do Estado, que executa uma política econômica de Déficit Zero e isso resulta em péssimas condições de permanência na UERGS.

A UERGS, criada para atender e desenvolver as sete regiões onde está presente, hoje o muito que faz é mérito da comunidade acadêmica que trabalha coletivamente pela permanência da mesma nas regiões.

O oportunismo do Governo do Estado sobre a Universidade chegou ao Extremo neste 2010. Diante de análises que dizem ser “técnicas” por parte do Poder Executivo, a Universidade aguarda autorização de abertura de 100 vagas para professores há quase um ano.

Além de não autorizar a abertura de concurso para preenchimento das vagas existentes, o Governo do Estado evita há dois meses a nomeação de 21 professores aprovados em concurso público. Em algumas unidades do interior do Estado, a UERGS conta com apenas um professor. Em outras a situação é menos pior: existem dois professores, aliás: “Professores de Aço”, pois os mesmos dão aula em mais de duas Unidades Universitárias. – O GOVERNO SABE e NADA FAZ –

A comunidade acadêmica no ano de 2009 sofreu um golpe oriundo da Reitoria, pois a mesma violou à legislação da UERGS e nomeou sete Diretores Regionais. O fato “carregou” o clima na UERGS e abalou a comunidade universitária que semanas depois conseguiu democraticamente eleger sete diretores regionais – o processo inclusive em várias Unidades Universitárias quase foi abalado em virtude de uma mensagem ameaçadora publicada pela Reitoria na página da Universidade. – UM SEMESTRE após a eleição para Diretores Regionais, o Reitor no “uso de seus direitos” se nega a nomear os Diretores Regionais.

NO DIA 24 DE MARÇO, ÀS 9h e 30min VAMOS TODOS PARA RUA REIVINDICAR:

1. Ingresso alternativo no 2º semestre para àquelas Unidades que não tiveram o número de 15 candidatos aprovados no vestibular de verão;

2. Contratação dos 21 Professores Aprovados em Concurso;

3. Nomeação dos Diretores Regionais Eleitos democraticamente em 2009;

4. Aprovação do Plano de Carreira dos Servidores;

5. Aprovação da proposta de Regimento Geral da Universidade no Conselho Sup. Universitário nos dias 25 e 26 de março.


CONCENTRAÇÃO: FUTURAS INSTALAÇÕES DA REITORIA (Av. Farrapos, 151)

ATIVIDADE: PASSEATA RUMO À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (Via Av. Cristóvão Colombo)

Nenhum comentário: