sexta-feira, 5 de março de 2010

Cultura Digital Livre

Hoje conversei com os amigos do Centro Marista de Inclusão Digital. O papo foi importante para visualizarmos um debate de grande importância para a atualidade e, de forma especial, para a juventude.

No mundo da tecnologia vivemos uma grande dominação dos grandes monopólios da produção de softwares e computadores.Junto a isso, a propriedade da tecnologia disponibilizada por estas empresas impede apropriação da tecnlogia pela população.

Nos dias de hoje, muito da produção cultural, científica e tecnológica depende da relação que se estabelece com quem produz a tecnologia que, ao não socializar, acumula cada vez mais poder.

O grande debate que estes amigos, junto com muito mais gente por este mundo afora, é sobre a Cultura Digital Livre. Isso se traduz na necessidade de garantir o acesso mais irrestrito possível à tecnologia às pessoas, a autonomia para produzir informação, arte e cultura e autoria, ou seja, a possibilidade de criar e inventar novas tecnologias sem as amarras do direito intelectual possibilitando disponibilizar de forma livre ao público.

Para garantirmos isso (acesso, autonomia e criação) será necessário uma grande luta para romper com as amarras dos grandes monopólios da indústria de software. Um bom começo representa as iniciativas do Governo Lula, através do Portal do Software Público e das iniciativas de disseminar o software livre pelas esferas de governo. Além disso, a grande luta é potencializar iniciativas como a do CMID que trabalha com Software Livre, com metroreciclagem de computadores e robótica trabalhando com a gurizada da periferia.

Fiquei positivamente impressionado. Vamos a luta!

Nenhum comentário: