quinta-feira, 25 de março de 2010

Tarso no Congresso da Fetraf Sul

Hoje pela manhã acompanhei o Tarso na abertura do Congresso da Fetraf-sul em Erechim. Tarso com o chapéu de colono na cabeça demonstra o compromisso com a luta pela agricultura familiar e reforça o avanço que representou o governo Lula pros agricultores familiares. Se observarmos os números, apenas o que foi investido de PRONAF pra agricultura familiar no RS no ano de 2009 representa tudo o que era investido anualmente em todo o Brasil antes de Lula.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Tarso em caravana

O companheiro Tarso Genro, deputados e lideranças do PT estão em caravana pela região do alto uruguai nesta semana. Hoje, o companheiro Tarso fez agendas em Erechim.
Ontem a noite cheguei em Erechim pra acompanhar a agenda do nosso companheiro Tarso e participar de uma plenária regional da JPT que preparou o debate pro Encontro Estadual da JPT que será no dia 8 de maio em Canoas.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

sexta-feira, 19 de março de 2010

Independência

A sexta-feira acabou muito bem. Em agendas na região de Ijuí e no Fórum Social das Missões que ocorre em Santo Angelo, participei na noite dessa sexta-feira, dia 19, em uma ótima reunião com militantes do PT e simpatizantes do município de Independência.

Estava presente o vice-prefeito da cidade, o companheiro Nelson. Fizemos um bom debate sobre as eleições e os desafios do PT.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

João Pedro Stedile com Marcon e os desafios de 2010

João Pedro Stedile fez três agendas com o Deputado Estadual Marcon na segunda-feira passada. Pela manhã aconteceu uma reunião com religiosos, a tarde com o MST em Eldorado do Sul e a noite com a companheirada petista da região metropolitana.

João Pedro falou na conjuntura latinoamericana, da necessidade de impedir o retrocesso no país elegendo Dilma pra presidenta e deputados federais em todos os estados comprometidos com a luta pela reforma agrária!

Na foto, Dionilso Marcon e João Pedro falam pra militantes e dirigentes do MST.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

quinta-feira, 18 de março de 2010

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA UERGS!




Diante da atual conjuntura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – a Comunidade Acadêmica irá às ruas para manifestar sua insatisfação com a atual Reitoria e com o Governo do Estado.

A crise que a UERGS enfrenta é fruto do descaso do Governo do Estado, que executa uma política econômica de Déficit Zero e isso resulta em péssimas condições de permanência na UERGS.

A UERGS, criada para atender e desenvolver as sete regiões onde está presente, hoje o muito que faz é mérito da comunidade acadêmica que trabalha coletivamente pela permanência da mesma nas regiões.

O oportunismo do Governo do Estado sobre a Universidade chegou ao Extremo neste 2010. Diante de análises que dizem ser “técnicas” por parte do Poder Executivo, a Universidade aguarda autorização de abertura de 100 vagas para professores há quase um ano.

Além de não autorizar a abertura de concurso para preenchimento das vagas existentes, o Governo do Estado evita há dois meses a nomeação de 21 professores aprovados em concurso público. Em algumas unidades do interior do Estado, a UERGS conta com apenas um professor. Em outras a situação é menos pior: existem dois professores, aliás: “Professores de Aço”, pois os mesmos dão aula em mais de duas Unidades Universitárias. – O GOVERNO SABE e NADA FAZ –

A comunidade acadêmica no ano de 2009 sofreu um golpe oriundo da Reitoria, pois a mesma violou à legislação da UERGS e nomeou sete Diretores Regionais. O fato “carregou” o clima na UERGS e abalou a comunidade universitária que semanas depois conseguiu democraticamente eleger sete diretores regionais – o processo inclusive em várias Unidades Universitárias quase foi abalado em virtude de uma mensagem ameaçadora publicada pela Reitoria na página da Universidade. – UM SEMESTRE após a eleição para Diretores Regionais, o Reitor no “uso de seus direitos” se nega a nomear os Diretores Regionais.

NO DIA 24 DE MARÇO, ÀS 9h e 30min VAMOS TODOS PARA RUA REIVINDICAR:

1. Ingresso alternativo no 2º semestre para àquelas Unidades que não tiveram o número de 15 candidatos aprovados no vestibular de verão;

2. Contratação dos 21 Professores Aprovados em Concurso;

3. Nomeação dos Diretores Regionais Eleitos democraticamente em 2009;

4. Aprovação do Plano de Carreira dos Servidores;

5. Aprovação da proposta de Regimento Geral da Universidade no Conselho Sup. Universitário nos dias 25 e 26 de março.


CONCENTRAÇÃO: FUTURAS INSTALAÇÕES DA REITORIA (Av. Farrapos, 151)

ATIVIDADE: PASSEATA RUMO À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (Via Av. Cristóvão Colombo)

Religião comprometida com a Transformação

Segunda-feira passada visitei em Porto Alegre minha tia, Irma Otilde, e muitas irmãs que moram com ela. O interessante que essas pessoas optaram pela vida religiosa comprometida com a transformação social.

O trabalho destas irmãs contribui muito pra que a religião seja uma prática libertadora. Eu tenho orgulho da minha tia Otilde que dedicou sua vida pra isso e contribui muito pra melhorar a vida do povo.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

quarta-feira, 17 de março de 2010

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE EDUCAÇÃO

UM CONVITE À OUSADIA!

VENHA CONSTRUIR UMA CANDIDATURA DE JUVENTUDE!

SEMINÁRIO TEMÁTICO SOBRE EDUCAÇÃO

Estamos construindo o programa de um candidatura de juventude ao parlamento estadual, e a nossa concepção de candidatura e de mandato é um espaço de construção ampla e democrática e que sirva para a organização d@s trabalhadores.
Assim convidamos a tod@s que quiserem ajudar na construção do programa, seja você apoiador/apoiadora ou não dessa candidatura, o importante é contribuir.

Debate sobre Educação com as presenças de:

 Lucia Camini -  Ex-Secretária Estadual de Educação no Governo Olívio, militante e ex-dirigente do CPERS, é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Francisco Xarão - Ex-Diretor da UERGS, atualmente é assessor da SMED de São Leopoldo

Representante do Gabinete Mariza Formolo

Data: 22/03  - 2ª-feira, às 19h
No SEMAPI - Av. Lima e Silva, nº 280, Cidade Baixa, Porto Alegre.

terça-feira, 16 de março de 2010

Lançamento da Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude em São Leopoldo

Dia 24 de março, 4a feira, às 15h30min, estaremos no Lançamento Municipal da Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude, em São Leopoldo.

No mesmo ato será lançado o livro "“Para além de um monótono estribilho – violência e segurança na perspectiva juvenil – o caso de São Leopoldo” dos companheiros Hilário Dick e José Silon Ferreira. 

O livro é resultado de uma pesquisa. É a juventude do município de São Leopoldo (RS) dizendo como percebe a violência. São Leopoldo era a cidade mais violenta do Estado. No discurso das percentagens pode esconder-se muita coisa. Não se quer repetir um monótono estribilho, mas o estribilho ainda está aí e, por isso, falamos de Para além... A juventude começa a levantar – mesmo com receios – o pano de uma realidade da qual pouco se fala. Principalmente quando fala de família. Foram dois anos de estudo e pesquisa. O resultado traz perguntas para a sociedade adulta e para quem trabalha, de modo especial, em educação. O discurso da juventude everia questionar, também, as diretorias de juventude. Como é importante a pedagogia e o caminho! Estar encantadoo pela juventude é estar encantado por nós mesmos.

Convidamos todos e todas para estarem lá conosco no Auditório Central da Unisinos!

sábado, 13 de março de 2010

Juventude organizada

Começou ontem, sábado, um roteiro pelo interior do Estado. Eu e o Roberto Flech, coordenador de juventude da pre-campanha do Tarso, fomos em Sobradinho numa Reunião com a Juventude Petista da cidade. Estavam presentes também companheiros/as de Tunas, município vizinho.

Discutimos com a gurizada presente o papel da JPT nestas eleições, a organização da JPT nos municípios e a mobilização pro Encontro Estadual da JPT que será dia 8 de maio.

Foi um debate muito bom que motivou a organização da Juventude Petista em Sobradinho e Tunas.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

quarta-feira, 10 de março de 2010

PARTICIPE DA PLENÁRIA DA PRÉ-CANDIDATURA DE JUVENTUDE DE PORTO ALEGRE‏

Juventude em debate no Senado da República

Amanhã a partir das 10h estarei participando, devido a um convite do Senador Paulo Paim, de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal que tratará do tema "As Políticas de Juventude num Processo de Socialização e Inclusão".

O debate sobre a juventude ocorre intensamente no Congresso Nacional. Tramita no Senado a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Juventude, que coloca o segmento "juventude" na constituição como portador de direitos e um dever do Estado em garantí-los e, além disso, tramita na Câmara dos Deputados o Estatuto da Juventude, de relatoria da Deputada Federal Manuela D'avila (PCdoB - RS) e o Plano Nacional de Juventude de relatoria do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

O Senador Paulo Paim tem sido um parceiro para ampliarmos e fortalecermos o debate sobre a importância da aprovação da PEC da Juventude no Senado. Paim, demonstra-se um lutador também da juventude e compreende a importância estratégica desta política.

Participam amanhã comigo nesta mesa de debate da audiência o Deputado Federal Lobe Neto (PSDB-RJ), a Deputada Federal Manuela D'Ávila (PCdoB - RS), o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT - MG), o Presidente da UNE Augusto Chagas e o ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Davi Barros.

A audiência acontece a partir das 10h no Plenário número 2, Ala Senador Nilo Coelho do Senado da República. Acompanhem pela TV Senado.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Segurem os bodes, porque as cabras estão soltas

Quando eu era menino e pensava como menino, eu via as meninas sentadas de pernas cruzadas. Minha mãe e meu pai sempre comentavam “como é difícil criar meninas”, “dá trabalho”. Eu ficava pensativo, Por que criar meninas dá trabalho? Não é a mesma coisa?elas comem, bebem, dormem, choram , adoecem bem diferente e complicado? Contudo eu não questionava, afinal eram meus pais, minhas referências enquanto pessoa.

Certa vez, um menino e uma menina na escola foram pegos namorando no pátio. Foi uma confusão, a mãe da menina foi brigar e repreender o garoto. Nesse meio tempo foi quando eu de longe ouvi a frase que até então escuto nesse meu Nordeste: “Segure sua cabra, porque meu bode está solto”.

“Pobrezinha da cabra” pensei! Se ela ficar presa como vai poder viver? Encontrar suas amiguinhas e amiguinhos? Se divertir?

Mais tarde, bem mais velho, comecei a entender que essa frase, incitando amarras e sempre constante nos discursos e piadas das pessoas, fazia uma referência figurada à sexualidade da mulher. Mesmo enquanto homem e saindo em vantagem, já que eu podia “pintar e bordar” sem ser criticado pela sociedade, eu ficava reflexivo, porém essa reflexão e indignação de imediato desapareciam, pois o problema das meninas não era meu, já que sou menino.

Na faculdade, percebi como as coisas mudaram rapidamente. A tecnologia, avanços das comunicações e etc. salvaguardavam, mesmo que timidamente, conquistas no campo dos direitos, principalmente no que compete a emancipação da mulher. Todavia, a frase ainda ecoava e os discursos e risos subjacentes a esse texto dos bodes soltos e das cabras presas permaneciam ainda legítimos e hegemônicos. Logo, veio o grande aprendizado de minha vida, o entendimento do que é cultural e histórico, e o que isso influencia direta e indiretamente na formação das pessoas.

Como estudante e em certo aspecto linguista que sou, pude associar essa cultura das cabras presas de imediato com as expressões “inofensivas”: galinha, vaca, cachorra, cadela, piranha, maçaneta, bolacha, mulher fácil e etc. e para ser mais crítico, entender porque um homem ser comparado a um galo, boi ou touro, e assim vai, é sinal de virilidade e não soa pejorativo.

Há meses atrás, li nos noticiários sobre uma aluna universitária sendo violentada por seus colegas e professores, bem como sendo expulsa por usar uma minissaia. Ora, entrei “em parafusos”, como se diz popularmente, não entendendo como conquistamos tanto espaço e menos preconceitos em meio ao mundo tecnológico e pós-moderno, e ao mesmo tempo damos passos largos de retrocesso humano.

Foi aqui que entendi que o preconceito pós-moderno, o machismo pós-moderno, estão travestidos de outra imagem, eles são lobos em pele de cordeiro, ele está por trás da justiça que não tem estado vendada e nem é feminina. Ela tem sido bem masculina e ainda apontam as representações sociais de mulher sob ótica do recato e subserviência.

O machismo ainda é (in) conscientemente elemento constitutivo do que somos enquanto sujeitos numa sociedade capitalista. Quando apontamos mulheres sob aspecto do vulgar e fácil, “desclassificada”, negamos a elas o direito de ser o que é como bem entendem, com direito ao seu corpo e decisões sobre eles, tendo sua livre expressão afetivo-sexual, ou seja, seus direitos sexuais e reprodutivos . Pior, damos respaldo para que maridos espanquem esposas, entendendo as mesmas como parte de suas propriedades, que mulheres não sejam eleitas para cargos gestores e os salários sejam desiguais . Apedrejamos indiretamente, como no Oriente, as nossas mulheres brasileiras por serem o que são em sua dor e delícia.

Hoje, “caiu minha ficha”. A importância do meu discurso e o meu papel social na condição de homem no tocante à defesa das “cabras soltas” e quando necessário dos “bodes presos” para não agredirem as cabras . Aliás, eu nunca entendi como com os bodes soltos e as cabras presas , esses mesmos bodes iriam pegar as cabras. Confuso e questionável. Isso só reforça a defesa das cabras soltas, com sua sexualidade livre para amar outra mulher, amar mais de um homem, sendo monogâmica ou não.Eu quero defender as cabras soltas para amar, para serem mulheres de verdade como elas se (re) pensam e se (re) significam, como elas bem quiserem , na hora e no tempo que entenderem, sem cabrestos.

Luciano Freitas Filho- Vice-presidente da ONG Leões do Norte
Membro da Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Pernambuco.

sábado, 6 de março de 2010

Uma festa com o Hip Hop

Hoje a Escola Marista de Santa Maria completa 12 anos de existência. Na festa de comemoração teve a presença do Igor, do Jeferson e da Gabriela que animaram a atividade com muita hip hop contestador da situação da juventude da periferia. Parabéns a escola e aos manos do Hip Hop!
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cultura Digital Livre

Hoje conversei com os amigos do Centro Marista de Inclusão Digital. O papo foi importante para visualizarmos um debate de grande importância para a atualidade e, de forma especial, para a juventude.

No mundo da tecnologia vivemos uma grande dominação dos grandes monopólios da produção de softwares e computadores.Junto a isso, a propriedade da tecnologia disponibilizada por estas empresas impede apropriação da tecnlogia pela população.

Nos dias de hoje, muito da produção cultural, científica e tecnológica depende da relação que se estabelece com quem produz a tecnologia que, ao não socializar, acumula cada vez mais poder.

O grande debate que estes amigos, junto com muito mais gente por este mundo afora, é sobre a Cultura Digital Livre. Isso se traduz na necessidade de garantir o acesso mais irrestrito possível à tecnologia às pessoas, a autonomia para produzir informação, arte e cultura e autoria, ou seja, a possibilidade de criar e inventar novas tecnologias sem as amarras do direito intelectual possibilitando disponibilizar de forma livre ao público.

Para garantirmos isso (acesso, autonomia e criação) será necessário uma grande luta para romper com as amarras dos grandes monopólios da indústria de software. Um bom começo representa as iniciativas do Governo Lula, através do Portal do Software Público e das iniciativas de disseminar o software livre pelas esferas de governo. Além disso, a grande luta é potencializar iniciativas como a do CMID que trabalha com Software Livre, com metroreciclagem de computadores e robótica trabalhando com a gurizada da periferia.

Fiquei positivamente impressionado. Vamos a luta!

quinta-feira, 4 de março de 2010

JPT-RS elege Roberto Flech coordenador da campanha de juventude e convoca grande Encontro Estadual


A Executiva da JPT- RS nesta quarta-feira convocou um Encontro Estadual da JPT a ser realizado no dia 8 de maio, data ainda a ser confirmada. A idéia é realizar um grande encontro que seja o ápice do debate do programa de governo que o PT apresentará a juventude gaúcha e organizar a campanha do nosso pré-candidato, o companheiro Tarso Genro e do nosso Senador Paulo Paim.

Além da convocação do Encontro, a Executiva aprovou a construção de uma Coordenação de campanha que estará sob comando do companheiro Roberto Flech, Secretário da JPT Santa Maria e membro da Direção Estadual da JPT.

Vejam a Resolução da Executiva da JPT que será apresentada para o conjunto do partido
A Juventude e a campanha Tarso Governador!
- Resolução da Executiva Estadual da JPT/RS -

No IV Congresso Nacional do PT que aconteceu nos dias 18 a 20 de fevereiro em Brasília, o conjunto do nosso partido compreendeu que no atual momento histórico brasileiro o segmento etário da “juventude” é estratégico para viabilizarmos um modelo de desenvolvimento transformador para o Brasil e, portanto, deve ocupar o centro das questões.

Neste sentido, aqui no RS temos ainda mais elementos para corroborarmos com esta tese. Aqui a situação social da juventude é ainda mais dramática, pois temos um governo estadual neoliberal que, de um lado, extinguiu as políticas públicas e, de outro, dificultou que as políticas do Governo Federal fosse implementadas. Ainda, a juventude gaúcha é o principal segmento que a direita gaúcha aposta para a construção ideológica do anti-pestismo, vide os altos índices de rejeição ao PT entre o segmento juvenil, conforme demonstram nossas pesquisas internas.

Dessa forma, colocam-se duas questões fundamentais nesta campanha: a) a juventude não pode ser encarada como um simples “setor”, pois está no centro das desigualdades, possui um caráter transversal aos demais temas e deve compor, igualmente, o centro das nossas propostas para viabilizar um novo projeto de desenvolvimento para o Rio Grande. b) do ponto de vista político-ideológico, é uma necessidade política e ELEITORAL para o PT gaúcho diminuir os altos índices de rejeição entre este segmento, possibilitando retomar um diálogo com a nova geração.

Sendo assim, a Juventude do PT-RS tomou as seguintes definições:

1. Constituiu uma Coordenação de Campanha da Juventude tendo o companheiro Roberto Flech como Coordenador Geral e mais quatro membros a serem indicados.

2. Construir uma grande e massiva campanha do Voto aos 16 anos

3. Realizar uma pesquisa qualitativa sobre a Juventude Gaúcha

4. Organizar plenárias e reuniões da JPT juntamente às atividades da Caravana do PT com o companheiro Tarso para debater o Programa de Governo e a mobilização para o Encontro Estadual da JPT/RS;

5. Realizar um grande Encontro Estadual da JPT no dia 8 de maio de 2010;

6. Que a juventude participe da coordenação política geral da campanha Tarso Governador, pois se for encarada como mais um “setor”, a campanha eleitoral não irá dar conta dos desafios que apresentamos a cima.

Executiva Estadual da Juventude do PT-RS
03 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um partido, um Senador e uma praça

Meu final de semana foi super legal. Acompanhei a agenda do nosso Senador Paulo Paim. No sábado de manhã em uma plenária regional do PT em Palmeira das Missões onde muitos militantes da região se fizeram presentes para debater a mobilização para o grande embate eleitoral que teremos neste ano.

Ao meio dia, em Ijuí, teve uma ótima atividade de posse do PT de Ijuí. Um belo ato político onde se fizeram presentes o Prefeito Municipal de Ijuí, o Vice-prefeito, o companheiro Bira, o companheiro Deputado Federal Paulo Pimenta e o companheiro Paulo Paim. Na parte da tarde aconteceu um Seminário Municipal sobre Políticas Sociais da prefeitura onde o Senador Paim falou longamente sobre sua trajetória e experiência na luta pelos aposentados, pelos portadores de deficiência, pelos negros e, mais recentemente, pela juventude. Teve também intervenções artísticas do grupo de teatro do Centro Municipal de Teatro de Ijuí.

Paim tem sido um lutador no Senado para que a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Juventude seja votada e aprovada. A PEC da Juventude modifica a constituição e coloca a juventude como portadora de direitos juntamente com crianças e adolescentes, adultos e idosos. Em breve, com a luta do nosso Senador e com a ajuda da luta da juventude,  essa PEC deverá ser votada. Além disso, o Paim possui um projeto de lei que propõem a criação de escolas técnicas em todo o país sendo uma possibilidade enorme para ampliar ainda mais o ensino técnico no país.

Por fim, na tardinha, quase noite do sábado, fomos para Ajuricaba. A cidade que é capital nacional da aquicultura estava inaugurando a construção de uma praça pública. A praça - que servirá como um ponto de encontro e lazer das crianças, da juventude e de todos/as os moradores - foi fruto de uma emenda parlamentar do companheiro Senador Paim.

Paim é o parlamentar que, na minha opinião, melhor distribui suas emendas. Os 10 milhões que o Senador possui anualmente é distribuído para todos os municípios do RS a partir daqueles que menor IDH  possuem. O interessante é que TODOS os municípios, independente de partido, recebem algum valor em emendas. Esta é uma forma completamente diferente de como tratar a distribuição de recursos públicos. No meu entendimento, os deputados não deveriam distribuir recursos públicos, afinal, a função é legislar. Sendo assim, Paim é uma referência para ser seguida pelos demais parlamentares.