segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Uma nova entidade pra representar os universitários gaúchos


Nos dias 9 e 10 de outubro ocorreu em Porto Alegre no auditório da Economia da UFRGS o 1º Congresso dos Estudantes Universitários do RS para fundar uma nova entidade. A UEE – Livre, como foi chamada, é a nova entidade de representação das lutas estudantis no RS.

Esta entidade surge após muitos anos de tentativas de democratização da antiga UEE (União Estadual dos Estudantes) que, além de ter deixado de existir há muito tempo na vida real do Movimento Estudantil Gaúcho, cristalizou-se como uma entidade cartorial perdendo completamente seu caráter de luta e democrático.

A luta pelo Fora Yeda, que movimentou vários setores do Movimento Estudantil, criou as condições políticas para a construção de uma nova entidade, uma UEE – Livre, democrática, plural, combativa, aberta a todos os setores que querem construir o Movimento Estudantil e que representará nas ruas e nas lutas os estudantes gaúchos!

Agora novamente os estudantes gaúchos têm a possibilidade de articular o Movimento Estudantil com as devidas pautas estaduais na luta pela educação pública e gratuita, como por exemplo, a nossa Universidade Estadual, a UERGS.

É necessário a ampla e irrestrita participação da militância estudantil, dos DCE´s, dos DA´s na construção desta UEE – Livre que pretende ser uma entidade para todos e todas e a favor das lutas da educação. Parabéns aos estudantes que ousaram na criação dessa ferramenta de luta dos estudantes gaúchos!

Nenhum comentário: