sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qual desenvolvimento?

Achei muito interessante a apresentação do Márcio Pochmann nos Seminários “Diálogos RS” que o PT/RS está promovendo para debater alguns aspéctos do programa de governo que será apresentado à sociedade gaúcha nas eleições 2010.

Márcio trabalha com a idéia de que não é possível pensar em qualquer projeto de desenvolvimento sem levar em consideração três aspéctos. O primeiro deles, seria o que ele chama de “economia do conhecimento” que se expressa através do “trabalho imaterial”. Segundo Márcio, na sociedade pós-industrial que vivemos o trabalho se diversificou através de diversas formas a partir das novas tecnologias tornando difusas as jornadas de trabalho. Com isso, um trabalhador pode produzir em casa, nos finais de semana, em horários alternativos, etc. Como exemplo disto, segundo Pochmann 70% dos postos de trabalho já estão sendo gerados pelo “trabalho imaterial”.  Portanto, pensar a influência disto na dinâmica da vida produtiva das pessoas é fundamental.

O outro elemento seria a questão ambiental. Hoje, a partir do aquecimento global e da falta de preservação dos biomas brasileiros transforma esta questão importante do ponto de vista econômico, social e da sustentabilidade. Não será possível manter o atual padrão de produção e consumo da atual sociedade, será preciso pensar um outro padrão que trabalhe com conceitos de sustentabilidade.

Por último, Márcio Pochmann salienta a questão da demografia. Estamos caminhando a passos largos para uma população idosa. A pirâmide etária está ficando com uma forma de barril, ou seja, diminui a população de crianças e adolescentes, cresce a população de jovens e adultos. É por isto que pensar em um projeto de desenvolvimento para o país hoje passa, necessariamente, em pensar em políticas voltadas para os setores mais populosos, como a juventude.

Portanto, pensar em políticas para a juventude nos dias de hoje é estratégico para o projeto de desenvolvimento que queremos construir no Brasil e no Rio Grande!

Nenhum comentário: