terça-feira, 10 de novembro de 2009

Depois da luta pela Moradia, a luta pela educação




Participei na sexta-feira passada, dia 6 de novembro, de uma grande luta dos moradores e estudantes do bairro Nova Santa Marta na cidade de Santa Maria.

Nova Santa Marta é um bairro que nasceu de uma ocupação do MNLM da antiga fazenda Santa Marta, em 1991. Desde lá, muita luta tem sido feito para conquistar a regularização fundiária, as casas, o saneamento básico, etc. Isto avançou muito no Governo Olívio com a COHAB e com o PAC do Governo Lula que mudou por completo o cenário das ruas daquela Vila.

Na contramão da política da senhora Yeda, que tem fechado escolas públicas, a grande luta agora é por uma escola de ensino médio. A gurizada que lá mora, de uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, precisa sair para estudar no centro da cidade ou em escolas de outros bairros. Isso é uma complicação, pois aí é necessário gasto com transporte, além de fugir da realidade local. A mobilização da juventude e moradores naquela sexta-feira de manhã reuniu mais de 2 mil pessoas e foi um grande ato pelos direitos daquele povo. A luta é pelo Ensino Médio na escola estadual de ensino fundamental conquistada durante o governo Olívio Dutra.

Para viabilizar a ampliação da escola, o Deputado Estadual Marcon (PT) protocolou uma proposta de emenda ao orçamento de R$ 1 milhão que vai à votação na Comissão de Finanças nesta quinta-feira e precisará de muita pressão da sociedade para que seja aprovada.

Nenhum comentário: