quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Um fim de ano...

Fim de ano é momento de reflexões...
Fim de ano é momento de comemorar as vitórias, em 2009 tivemos muitas...
Fim de ano é momento de expectativas...
Em 2010 será o momento de afirmarmos nossas conquistas e lutar com ousadia para avançarmos ainda mais!
Que 2010 seja um ano de renovação,
renovação da nossa teimosia de mudar o mundo!
Desejo a todos e todas um ano cheio de alegrias, lutas, vitórias, beijos, amor e conquistas...

Feliz 2010!

Recebi o poema abaixo de um amigo e resolvi divulgar porque acho que transmite bem a nossa teimosia renovada de mudar o mundo dizendo em alto e bom som: NÃO IREMOS EMBORA!


Não iremos embora

Tawfik az–zayed

Aqui Sobre vossos peitos, persistimos como uma muralha
Em vossas goelas
como cacos de vidro
Impertubáveis.
E em vossos olhos
Como tempestades de fogo.

Aqui
Sobre vossos peitos,
Persistimos.
Como uma muralha.
Lavando pratos nos vossos bares
Enchendo os copos dos senhores
Esfregando sujas cozinhas
Para vos arrancar dos dentes
O pão dos nossos filhos.

Aqui
Sobre vossos peitos,
Persistimos
Como uma muralha
Famintos. Despidos. Altivos.
Cantando versos.
Enchendo as ruas de manifestações
E os cárceres de orgulho.

Bebei o mar
Porque aqui permaneceremos.
Somos os guardiões
Da sombra
De laranjeiras e oliveiras.
Semeamos ideais
Como fermento
Temos nervos de gelo,
Mas fogo no coração.
Espremeremos pedras
Se tivermos sede,
Comeremos terra
Se tivermos fome.
Mas não partiremos.

E não seremos ávidos do
nosso sangue.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Lula, um filho do Brasil



Dia primeiro de janeiro de 2010, próxima semana, haverá o lançamento oficial do filme "Lula, O filho do Brasil". Algumas apresentações VIP´s foram realizadas em todo o Brasil. Tive a oportunidade de ser convidado para assistir uma destas apresentações em Porto Alegre no dia 22 de dezembro.

Basta cultivar um pouco de indignação contra qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa, como diria Che Guevara, para se emocionar neste filme. É muito emocionante! O filme revela a profundidade dos problemas brasileiros e demonstra exatamente qual foi o meio social onde Lula se formou e se tornou a maior liderança política de nosso país.

O filme caracteriza bem um momento político brasileiro onde centenas de pessoas lutaram e impulsionaram o sonho por um Brasil mais justo e democrático.

Lula é fruto disso tudo. Talvez seja por isto que os conservadores e neoliberais brasileiros não entendem até hoje o que Lula tem de diferente para bater recordes em avaliação positiva. Eu diria duas coisas simples: Lula representa exatamente o povo brasileiro e o governo comandado por ele está transformando o Brasil!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS



Durante este ano participei de dois Dias Nacionais de Juventude das Pastorais da Juventude. Um deles foi na cidade de São Sepé e o outro na cidade de Esteio. Fiquei impressionado muito positivamente com a mobilização das pastorais com o tema e com a capacidade que possuem para envolver a juventude no processo de conscientização sobre os problemas vividos centralmente por este segmento social nos dias de hoje. A luta contra a violência e o extermínio da juventude é uma pauta geracional que diz respeito a toda a sociedade e requer um grande esforço para mudarmos as condições de vida da juventude garantindo os seus direitos sociais. Nessa luta somos parceiros. Segue abaixo a explicação sobre esta belíssima campanha:


O que é a Campanha? 
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte. 

Como começou? 
A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Quem a promove? 
As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural). Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha.

Para que você possa efetivar e trabalhar melhor a temática da Campanha, estão disponíveis para download os seguintes materiais: logotipo, cartaz, adesivo e folheto em arquivos, JPG, PDF e Corel Draw.

Basta escolher o item abaixo e clicar para fazer o download.


Adesivo em Corel Draw;

Cartaz em PDF;



Também estão disponíveis para download alguns materiais de diversos locais do país, de pessoas que pesquisam e trabalham com juventude, além de pesquisas e relatórios do governo e de ONGs sobre a temática de violência contra os jovens.



Como participar?
- Fazendo a discussão no grupo de jovens, na escola, na universidade, no trabalho, na família... (textos, indicações de filmes e livros disponíveis no site: www.juventudeemmarcha.org.br).
- Participando dos seminários estaduais que acontecerão em 2010.
- Ajudando na organização das Atividades Permanentes de 2010 (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante, Dia Nacional da Juventude), cujos temas estarão em sintonia com a Campanha.

Contato
Coordenação Nacional da Campanha
ENDEREÇO: Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia. CEP 40.100-000. Salvador/ BA. Tel. – (71) 40096616 (71) 40096618 (71) 96124859 (71) 88563012.

Juventude em Marcha Contra a Violência!
Chega de violência e extermínio de jovens!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Jovens Feministas Presentes!

Quem mora em São Paulo não pode deixar de ir, hoje, às 18h30, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, ao lançamento do livro “Forito – Jovens Feministas Presentes", do Fórum Cone Sul de Jovens Mulheres Políticas.
Nas 144 páginas da publicação, a luta pela legalização do aborto, a construção de candidaturas jovens e feministas ao legislativo, as mobilizações sociais e a participação efetiva em espaços dedicados ao esenho de políticas públicas de enfrentamento das desigualdades, artigos, entrevistas, pesquisas, sugestões para o poder público, tráfico de pessoas,mobilidade social, o “encontro com o feminismo" e os desafios do diálogo intergeracional.
O livro foi produzido pela Fundação Friedrich Ebert (FES), com o apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem).

Fonte: Juventude em Pauta

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A repressão em Brasília, um absurdo!!!


Pessoal, vocês devem ter visto pela imprensa a repressão ao movimento Fora Arruda, governador do DF, ontem quando a polícia desocupou a força a Assembléia Legislativa.

Fiquei muito indignado e revoltado quando soube que um grande companheiro nosso, o camarada Zé Ricardo, foi agredido pelo comandante da polícia, preso e duramente espancado pela polícia de Arruda!!!

PARA VER O VÍDEO CLIQUE AQUI

O companheiro Zé Ricardo, com o qual nos solidarizamos e com todos os demais agredidos, ficou em torno de três horas sumido pela polícia, aparecendo completamente machucado pelo espancamento que sofreu!

Isso é inaceitável! Essa á a volta da repressão! Não podemos ficar calados!

É preciso denunciar e lutar pela defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos e aumentar o coro pelo: FORA ARRUDA!!!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Pausa para a academia

Galera, tive que dar uma pausa para resolver questões referentes ao meio estágio de final de curso, pois ainda quero me formar né... rsrs

Apesar de tudo, quero e preciso ser médico veterinário!

Bom, estou completamente envolvido com a confecção do relatório do meu estágio o qual devo defender até o final do mês...

Falô, vou nessa. Abraços e beijos

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Em tempos de democracia, a luta pela anistia!

Acontece nesta sexta-feira, 04/12, em Pelotas a 32º Caravana da Anistia. Esta Caravana é uma realização da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Será um ato de julgamento público dos mais de 100 requerimentos de anistia de ex-perseguidos políticos do RS.
Este é um evento importantíssimo para prestigiarmos massivamente e comemorarmos por termos a oportunidade a partir do Governo Lula e do Ministro Tarso Genro de podermos pagarmos um pouquinho da dívida que o Estado Brasileiro possui com aqueles e aquelas que lutaram, muitos até a morte, pela liberdade no Brasil.

Para a juventude, acredito ser um momento especial, pois esta é uma pauta que não podemos esquecer e devemos lutar incansavelmente para aprofundarmos a democracia em nosso país, lembrando-se do passado, e nunca permitir os momentos assombrosos de ditadura militar em nosso país.


Veja aqui a matéria no site da JPT/RS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bento Gonçalves é a cidade do RS com menor Índice de Vulnerabilidade Juvenil

Em pesquisa sobre o Índice de Vulnerabiliade Juvenil realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça em 266 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, apenas 10 cidades apresentaram alta vulnerabilidade de jovens de 12 a 29 anos à violência.

A pesquisa ainda demonstra que quanto mais se investe em segurança pública a partir de uma visão mais preventiva, como o PRONASCI, é menor a exposição da juventude à violência. Segundo o Ministro Tarso Genro “A pesquisa demonstra que o caminho que traçamos e construímos para implantar o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) está no rumo certo”.

O que chama atenção é o fato de que nenhuma capital faz parte dos municípios com alta vulnerabilidade da juventude à violência.

Dos municípios gaúchos estudados, Bento Gonçalves foi o que apresentou o menor IVJ.

Veja a notícia completa aqui

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Paim pede votação da PEC da Juventude


             Em histórico pronunciamento, o Senador Paulo Paim solicitou que a PEC da Juventude seja aprovada no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Leia mais no blog da Juventude do PT do Rio Grande do Sul. 
             Agora é pressionar para que seja votada e aprovada!

Intervozes - Levante sua voz parte 1

Neste momento em está sendo realizada a primeira Conferência Nacional de Comunicação, este documentário da Intervozes aborda de maneira muito didática o tema do direito a comunicação e da necessidade de democratizar as comunicações neste país.

Intervozes - Levante sua voz parte 2

Segunda parte do documentário

sábado, 21 de novembro de 2009

Em defesa do Meio Ambiente Gaúcho: NÃO AO PL 154


Recebi uma mensagem do amigo e companheiro Felipe Amaral propondo uma ação contra o PL 154 que altera o Código Estadual do Meio Ambiente. Dada a importância do tema, resolvi publicar a proposta por completo. Vejam abaixo:

A Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDeMA-RS) juntamente com outros coletivos e indivíduos, estamos mobilizando mais uma ação via internet.  Numa das nossas propostas de ciberativismo, mais de 400 mensagem foram enviadas aos deutados da CCJ, em menos de 3 dias.
Então novamente contamos contigo para essa nova ação via internet.
Além disso, convocamos a todos e todas que compareçam nessa terça-feira, 24/11, 09 horas, 4º andar da Assembléia Legislativa/RS, na Comissão de Constituição e Justiça, onde será novamente apreciado o PL 154.

"Caro Deputado

Encaminhamo esta mensagem, juntamente com diversas organizações e cidadãos, para expressar o grande receio e preocupação quanto a tramitação do Projeto de Lei 154, que altera o Código Estadual do Meio Ambiente, dentre outros dispositivos. Para nós, tal PL, desprotege todo o meio ambiente gaúcho. Gostaríamos muito de contar com a sua contribuição votando não ao PL 154. Nesse momento em que a humanidade busca soluções para a crise ambiental um projeto de tal magnitude, com tais alterações propostas, certamente comprometeria o futuro da sociedade gaúcha, levando a um futuro incerto, na eminência de um colapso ambiental que afetaria a produção agrícola e desencadearia uma crise econômica sem precedentes no Estado. Entendendo que a produção agrícola necessita da preservação e conservação do ambiente e que não são inimigas. A preservação, preserva o produtor, preserva seus direitos.
Desta forma contamos com o Sr. para garantir que iniciativas como estas, o PL 154, não se crie nestes Pampas.
Vote NÃO AO PL 154.
Grato"


Segue a lista dos Deputados da CCJ – emails acima relacionados

Presidente: Alceu Moreira – PMDB - alceu.moreira@al.rs.gov.br
Vice-Presidente: Luiz Fernando Záchia – PMDB - fernando.zachia@al.rs.gov.br
Titulares
Edsom Brum – PMDB - edson.brum@al.rs.gov.br
Elvino Bohn Gass – PT - elvino.bohngass@al.rs.gov.br
Fabiano Pereira – PT - fabiano.pereira@al.rs.gov.br
Francisco Appio – PP - francisco.appio@al.rs.gov.br
Pedro Westphalen – PP - pedro.westphalen@al.rs.gov.br
Nelson Marchezan Jr. – PSDB - nelson.marchezan@al.rs.gov.br
Adroaldo Loureiro – PDT - adroaldo.loureiro@al.rs.gov.br
Giovani Cherini – PDT - giovani.cherini@al.rs.gov.br
Iradir Pietroski – PTB - iradir.pietroski@al.rs.gov.br
Marquinho Lang – DEM - marquinho.lang@al.rs.gov.br
Luciano Azevedo – PPS – luciano.azevedo@al.rs.gov.br

Bancada do DEM - bancada.dem@al.rs.gov.br
Bancada do PDT - bancada.pdt@al..rs.gov.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qual desenvolvimento?

Achei muito interessante a apresentação do Márcio Pochmann nos Seminários “Diálogos RS” que o PT/RS está promovendo para debater alguns aspéctos do programa de governo que será apresentado à sociedade gaúcha nas eleições 2010.

Márcio trabalha com a idéia de que não é possível pensar em qualquer projeto de desenvolvimento sem levar em consideração três aspéctos. O primeiro deles, seria o que ele chama de “economia do conhecimento” que se expressa através do “trabalho imaterial”. Segundo Márcio, na sociedade pós-industrial que vivemos o trabalho se diversificou através de diversas formas a partir das novas tecnologias tornando difusas as jornadas de trabalho. Com isso, um trabalhador pode produzir em casa, nos finais de semana, em horários alternativos, etc. Como exemplo disto, segundo Pochmann 70% dos postos de trabalho já estão sendo gerados pelo “trabalho imaterial”.  Portanto, pensar a influência disto na dinâmica da vida produtiva das pessoas é fundamental.

O outro elemento seria a questão ambiental. Hoje, a partir do aquecimento global e da falta de preservação dos biomas brasileiros transforma esta questão importante do ponto de vista econômico, social e da sustentabilidade. Não será possível manter o atual padrão de produção e consumo da atual sociedade, será preciso pensar um outro padrão que trabalhe com conceitos de sustentabilidade.

Por último, Márcio Pochmann salienta a questão da demografia. Estamos caminhando a passos largos para uma população idosa. A pirâmide etária está ficando com uma forma de barril, ou seja, diminui a população de crianças e adolescentes, cresce a população de jovens e adultos. É por isto que pensar em um projeto de desenvolvimento para o país hoje passa, necessariamente, em pensar em políticas voltadas para os setores mais populosos, como a juventude.

Portanto, pensar em políticas para a juventude nos dias de hoje é estratégico para o projeto de desenvolvimento que queremos construir no Brasil e no Rio Grande!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Seminário das Juventudes Partidárias

           No final de outubro participei em Brasília do Seminário “Juventude e Projeto Nacional”. Estiveram presentes as direções das juventudes do PT, PC do B, PSB, PPL, PMDB e PDT. Ao final, saímos com um documento político que reitera a unidade das juventudes partidárias para aprofundar o projeto com a eleição de Dilma e com pesadas políticas para a juventude brasileira.

No novo portal do PT há uma reportagem sobre o evento na TV PT. Veja também o documento "Vai Avançar a Unidade Popular" no site da JPT.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Diálogos RS - a construção da alternativa

Neste início de semana vale a pena dá uma olhada nos vídeos da segunda parte do Seminário Diálogos RS que aconteceu neste sábado. Quem não conseguiu comparecer, vale a pena dar uma olhada e contribuir com o debate de um programa para pensar em soluções para mudar a vida do povo gaúcho.

Confira clicando aqui

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Avante toma posse no DCE-UFSM

Na sexta 06 de novembro foi empossada a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes da UFSM. Foi uma grande honra compor a mesa da solenidade, visto que no movimento estudantil da UFSM iniciei minha militância, participando do DCE e de lá para a vice-presidência da UNE.

A gestão que encerrou, Viração, fez um ótimo trabalho na entidade, com atuação exemplar no movimento, luta política com autonomia, organização e democracia. Com isso, a chapa “Avante”, de situação, venceu com larga vantagem as eleições, confirmando o caminho do movimento estudantil na UFSM.

Dos mais de 3500 estudantes que votaram, 2071 votos foram para a chapa Avante, 877 para a chapa 3 (cujo nome “É agora” tentou simbolizar o “Agora é” da campanha Schirmer e Farret), e apenas 611 para a chapa do PSOL.

O DCE agora abarca também os campi da CESNORS de Federico, Palmeira e Silveira Martins. Os novos coordenadores são Diego Pitirini (agronomia), Eduardo Flech (economia), Andressa Flores (enfermagem – Palmeira), Laírton Martins (enfermagem – Palmeira), Martin Witter (agronomia – Frederico), todos da tese Reconquistar a UNE, além de Carlos Maciel (geografia) da tese Kizomba.

Parabéns e uma boa luta à frente dos estudantes da UFSM, por uma universidade democrática e popular!

Depois da luta pela Moradia, a luta pela educação




Participei na sexta-feira passada, dia 6 de novembro, de uma grande luta dos moradores e estudantes do bairro Nova Santa Marta na cidade de Santa Maria.

Nova Santa Marta é um bairro que nasceu de uma ocupação do MNLM da antiga fazenda Santa Marta, em 1991. Desde lá, muita luta tem sido feito para conquistar a regularização fundiária, as casas, o saneamento básico, etc. Isto avançou muito no Governo Olívio com a COHAB e com o PAC do Governo Lula que mudou por completo o cenário das ruas daquela Vila.

Na contramão da política da senhora Yeda, que tem fechado escolas públicas, a grande luta agora é por uma escola de ensino médio. A gurizada que lá mora, de uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, precisa sair para estudar no centro da cidade ou em escolas de outros bairros. Isso é uma complicação, pois aí é necessário gasto com transporte, além de fugir da realidade local. A mobilização da juventude e moradores naquela sexta-feira de manhã reuniu mais de 2 mil pessoas e foi um grande ato pelos direitos daquele povo. A luta é pelo Ensino Médio na escola estadual de ensino fundamental conquistada durante o governo Olívio Dutra.

Para viabilizar a ampliação da escola, o Deputado Estadual Marcon (PT) protocolou uma proposta de emenda ao orçamento de R$ 1 milhão que vai à votação na Comissão de Finanças nesta quinta-feira e precisará de muita pressão da sociedade para que seja aprovada.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Marighella, um exemplo para a juventude


Hoje faz 40 anos do assassinado de Carlos Marighella, numa emboscada no bairro dos Jardins, alameda Casa Branca.

Marighella é um ícone para a juventude brasileira. Na democracia, foi deputado e defendia que para conhecer o Brasil era preciso ir às procissões. Nunca foi amigo do ideário anexado de outros países. Amava o país que queria libertar.

Na ditadura, avesso aos dogmas, rompeu com a linha pacifista do PCB, largou o paletó e já sessentão liderou a luta armada, escrevendo um clássico não da resistência lírica, embora fosse poeta dado a odes à liberdade, por quem, sob tortura, morreria sorrindo a sussurrar o nome. Era sim o Minimanual do Guerrilheiro Urbano, com direito à tradução em francês. Era o princípio de que ou a teoria serve para agir ou para nada, afinal a ação faz a vanguarda.

Hoje, quatro décadas depois, a Câmara Municipal de São Paulo o homenageia com a mais alta honraria concedida a um cidadão paulistano: a Medalha Anchieta. Que a sua ousadia para lutar e vencer anime o espírito ofensivo da juventude brasileira na saga contemporânea de construir um Brasil desenvolvido com justiça social.

Fonte: Blog Juventude em Pauta

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Renovação com Ousadia na eleição das direções do PT

No dia 22 de novembro acontecem eleições para todas as direções do PT. É o PED (Processo de Eleição Direta). Todos/as os/as filiados/as vão às urnas escolher os presidentes do PT (Nacional, Estadual, Municipal) e as chapas para os diretórios em todos os níveis.

Para nós da juventude do PT este é um momento especial para debatermos como o partido deve encarar o trabalho com a juventude para os próximos anos.

Veja o vídeo onde falo um pouco dos desafios deste processo para o PT e para a juventude.

clique aqui para assistir o vídeo

Uma nova entidade pra representar os universitários gaúchos


Nos dias 9 e 10 de outubro ocorreu em Porto Alegre no auditório da Economia da UFRGS o 1º Congresso dos Estudantes Universitários do RS para fundar uma nova entidade. A UEE – Livre, como foi chamada, é a nova entidade de representação das lutas estudantis no RS.

Esta entidade surge após muitos anos de tentativas de democratização da antiga UEE (União Estadual dos Estudantes) que, além de ter deixado de existir há muito tempo na vida real do Movimento Estudantil Gaúcho, cristalizou-se como uma entidade cartorial perdendo completamente seu caráter de luta e democrático.

A luta pelo Fora Yeda, que movimentou vários setores do Movimento Estudantil, criou as condições políticas para a construção de uma nova entidade, uma UEE – Livre, democrática, plural, combativa, aberta a todos os setores que querem construir o Movimento Estudantil e que representará nas ruas e nas lutas os estudantes gaúchos!

Agora novamente os estudantes gaúchos têm a possibilidade de articular o Movimento Estudantil com as devidas pautas estaduais na luta pela educação pública e gratuita, como por exemplo, a nossa Universidade Estadual, a UERGS.

É necessário a ampla e irrestrita participação da militância estudantil, dos DCE´s, dos DA´s na construção desta UEE – Livre que pretende ser uma entidade para todos e todas e a favor das lutas da educação. Parabéns aos estudantes que ousaram na criação dessa ferramenta de luta dos estudantes gaúchos!

As drogas e a juventude

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do RS está fazendo audiências públicas para debater com comunidades terapêuticas e com a comunidade em geral a questão da drogadição. Como contribuição ao debate, produzi o texto abaixo na audiência pública que aconteceu no município de Sapiranga. Vejam abaixo:

Ao longo da história a humanidade sempre utilizou drogas. A busca por um estado alterado de consciência através das drogas sempre existiu por diferentes motivos, os quais se relacionam diferentemente com cada tempo histórico. Na antiguidade, por exemplo, o uso de drogas servia como analgésico para guerreiros feridos e doentes.

Sendo assim, a questão central não é exatamente acabar com o uso das drogas, pois isto seria impossível, mas entender o motivo pelo qual em determinados momentos históricos da humanidade o uso de drogas aumenta a situações alarmantes colocando em risco a saúde e a vida das pessoas, como particularmente é o caso do Crack.

A busca por um estado alterado de consciência na sociedade contemporânea está diretamente ligada à situação social e a forma de vida da ampla maioria das pessoas. A falta de comida na mesa, de emprego, de moradia, de acesso aos bens culturais, de esporte, de lazer e de perspectiva de vida combinada com o desenvolvimento de uma sociedade que mercantiliza tudo - inclusive a vida das pessoas - uma sociedade individualista, tendo como o centro de todas as preocupações a reprodução do lucro das grandes empresas, leva uma parcela considerável da sociedade, inclusive parte daquelas pessoas com uma melhor condição de vida, ao uso crescente de drogas.

Quem mais sofre com isto de forma geral são os mais pobres e, em particular, a juventude, pois ao mesmo tempo em que cresceu enormemente do ponto de vista populacional (no Brasil são mais de 50 milhões de 15 a 29 anos) foi privada de políticas públicas e de direitos sociais principalmente durante a década de 90 sendo a principal atingida pela exclusão social.

Estas são as principais causas concretas do crescente uso de drogas na atualidade. Estas condições não influenciam somente o uso de qualquer droga, mas daquelas mais baratas como o Crack formulado exatamente para o extermínio social.

Ao contrário do que muito se preconiza a solução não é reprimir o uso, pois isto significa a violência da polícia contra jovens negros e da periferia, mas sim, garantir ações do Estado (Governo Federal, Estaduais e Municipais) na implementação de políticas de redução de danos, de descriminalização dos usuários com o aporte necessário da saúde pública (SUS) e, fundamentalmente, construir pesadas políticas públicas para a juventude que eleve o nível educacional e profissional, assim como o PROJOVEM, que amplie a geração de renda, que garanta moradia digna, transporte, saúde e lazer.

Sendo assim, é preciso fortalecer ainda mais as políticas públicas de juventude que já existem através do Governo Lula, do Plano Nacional de Juventude que tramita no Congresso Nacional e das ações das prefeituras (vide Sapiranga, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Canoas, Gravataí, dentre outras.), além de retomarmos uma política de inclusão social no RS, para mudarmos a condição social dessa juventude para que possam construir uma vida com qualidade e dignidade.

sábado, 31 de outubro de 2009

Um convite à Ousadia: para transformar o tédio em melodia!

Manifesto por uma candidatura de juventude para as eleições 2010

(material de circulação interna do Partido dos Trabalhadores)

  “Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar.
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá.”
(Gabriel Pensador).”


Somos mais de 50 milhões, cerca de 30% da população. Somos a juventude brasileira. Nunca fomos tantos, essa é uma marca da nossa geração. A violência exposta, urbana e marginal, é outra marca, somos acostumados com a morte e ao baixo valor da vida.

Somos sempre vistos como suspeitos pela sociedade. Ora como agressivos que bagunçam e não respeitam nada, ora como apáticos e alienados. O fato é: que em meio à democracia a polícia “pega e leva” a gente jovem reunida na praça e na periferia.

Vivemos a revolução informacional e a ditadura das grandes mídias. Numa sociedade quase “juventocêntrica”, a nossa imagem nas novelas é de saúde e beleza e nos jornais é de crueldade ou inconveniência. Juventude vende mais e “lava mais branco”, mas juventude pobre é juventude problema.

Enquanto as gerações anteriores deixaram como legado melhores condições de vida, nós estamos recebendo um mundo com maior concentração de riqueza, com problemas ambientais que podem comprometer a nossa existência, e a maioria terá mais dificuldade de se empregar, de se escolarizar, de ter moradia, do que nossos pais. Parece que um acordo foi quebrado na nossa civilização: a vida não vai melhorar, vai piorar para os que acabaram de chegar na população economicamente ativa.

Esses são os traços da nossa identidade geracional. No entanto, apesar dos estereótipos e do senso comum, existe na juventude brasileira uma geração política que não sabe o quanto irá contribuir, mas que quer dar a sua contribuição para o projeto de transformação socialista.

Com a queda do muro de Berlim, a esquerda ficou sem rumo. Com a crise financeira do capitalismo o socialismo novamente toma força no debate político e parece mais real do que nunca, como uma necessidade histórica. Entretanto, nós, os jovens, parecemos ainda demais apegados à diversidade que não enxergamos a nitidez da luta de classes.

Não sabemos ainda que papel interpretaremos nas cenas dos próximos capítulos, mas estamos ensaiando. Em Seattle, alguns atentaram a reunião do G-8. Em Paris, queimaram os carros da burguesia. Em Atenas, os estudantes lutaram contra a polícia. Nos Estados Unidos fizeram campanha pelo youtube e elegeram o Obama. Na Palestina, só restaram lançar pedras e sofrer a covardia dos tanques. Na América Latina, o ensaio passa pelas eleições e algumas manifestações estudantis no México e no Chile. No Brasil, os ensaios mais visíveis foram o enredo do passe livre nas mobilizações do transporte e as ocupações das reitorias pelos estudantes.

Somos imprescindíveis para a definição de qualquer projeto de país e de mundo. Contudo, para nós, é reservado a marginalidade, a violência, a falta de educação, a falta de terra, a metade de todo o desemprego, o trabalho precário que nos obriga a ganhar metade do que ganha um trabalhador adulto; ou então, menos ainda caso sejamos mulheres, negras e homossexuais. Somos os mais explorados pelo capitalismo! Em que pese as importantes políticas do governo Lula, ainda temos um longo caminho a percorrer rumo a um Estado que contemple nossas particularidades e garanta nossos direitos e nosso espaço de participação. Será preciso muita luta, muita rebeldia que derrote, inclusive, o atual governo do RS que está na contramão da história e é o principal inimigo da juventude gaúcha.

Nós jovens, queremos construir o nosso partido, o partido dos trabalhadores, para que seja capaz de ser a referência para juventude, de ser a alternativa concreta, de ganhar os tão difíceis e desconfiados corações e mentes da atualidade.

Queremos construir uma Juventude Petista capaz de organizar as diversas lutas, de fortalecer os diversos movimentos sociais e, principalmente, ser a referência para a juventude brasileira. Capaz de reconhecer a juventude como dona do seu próprio tempo, ajudar o nosso partido a se renovar constantemente sem se descaracterizar, sendo ela a força propulsora da construção de uma nova hegemonia política na sociedade.

É preciso que no centro da própria engrenagem, reinventemos a contra-mola que resiste, para alterarmos a postura do PT frente à juventude. É preciso que renovemos suas direções, seus quadros públicos para que seja possível que essas posições emirjam e ganhem seu devido lugar.

O futuro é hoje e ele nos pertence. Queremos aprender, sintetizar, avançar e, ao mesmo tempo, renovar. É preciso aprender com o melhor da tradição da esquerda socialista, ao longo da história forjada pela juventude na luta dos trabalhadores. É preciso renovar o PT com o compromisso militante, resgatar a capacidade de fazer luta ideológica entre a juventude e na sociedade, defender o socialismo e avançar na garantia e ampliação dos direitos da juventude brasileira e gaúcha.

É preciso renovar com um projeto de desenvolvimento para o RS que dê conta dos desafios da atualidade e consolide uma aliança entre os trabalhadores, setores médios e considere o papel central que deverá ter a juventude. Recoloque o PT como alternativa de projeto, fortaleça as organizações populares, melhore a vida do povo e construa a necessária hegemonia política dos trabalhadores, acumulando para nosso objetivo estratégico de construção do socialismo.

Nós jovens precisamos, portanto, participar das grandes decisões, daquelas que definem, além das nossas vidas, a de milhares de pessoas.

Chega de migalhas, queremos tudo o que nos pertence!

Queremos mudanças radicais que conquistamos nas lutas sociais, e também nas disputas eleitorais. Nossa presença contundente e combinada nestes dois espaços poderá fortalecer muito a luta juvenil, a disputa ideológica e a conquista dos nossos direitos através da implementação de políticas para a juventude.

Por tudo isso, nós jovens queremos um mandato que represente um projeto coletivo, de uma demanda necessária, que engloba várias lutas. Porque queremos votar com paixão, com a convicção de que vale a pena acreditar na mudança radical, como a esperança que se renova a cada chegada da primavera, tendo a certeza de que não somos seres extraordinários, mas capazes de mudar o mundo.

Este anseio é representado pelo jovem, companheiro Mauricio Piccin, natural de Jaboticaba, com uma trajetória de luta no Movimento Estudantil e na juventude.

Maurício iniciou sua militância como Coordenador do Diretório Acadêmico da Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrou a Direção da Casa do Estudante Universitário e foi Coordenador da Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV). Eleito diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 2003, foi também coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFSM e candidato a Presidente da UNE em 2005, assumindo a Vice Presidência Nacional da entidade de 2005 a 2007. Integrou neste período a Direção Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, coordenando a campanha de juventude do companheiro presidente Lula. Atualmente é Secretário Estadual de Juventude do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul.

Esta construção coletiva será, sem sombras de dúvidas, uma grande tarefa militante. De renovação da luta por outra sociedade, pelo socialismo como necessidade e possibilidade histórica, pela juventude como possibilidade de superação. Uma grande tarefa militante na luta pelo fortalecimento do PT, da Juventude Petista, para transformar a institucionalidade em mais uma trincheira que fortaleça a luta do povo trabalhador, da juventude, das mulheres, dos negros e negras e da luta pela livre orientação sexual.

Queremos dar, de maneira única, a nossa contribuição ao projeto de transformação social, fruto do momento histórico cultural em que vivemos.

Portanto, fica aqui a todas e todos que querem fazer parte deste desafio, um Convite à Ousadia!