quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Como assim você é HT?

Nesses dias de campanha tenho conversado com muita gente. Pessoas idosas, adultas e jovens. Mas,  em especial, o público LGBTT tem rendido bons papos. Lutar pelo direito à união estável de pessoas do mesmo sexo e a criminalização da homofobia é uma bandeira de luta e compromisso nosso.

Entretanto, tenho notado que seguidamente vem a pergunta: como pode você ser heterossexual e defender as lutas LGBTT?

Na minha trajetória de vida e militância política tive a oportunidade de conviver com grupos LGBTT. Quando fui vice-presidente da UNE e morava em São Paulo, convivi com vários amigos gays. Um deles, além de homossexual, sofria o preconceito de ser negro e fazer parte das religiões de matrizes africanas – não lembro bem de qual delas. Outra grande amizade que fiz na época foi com um casal de companheiros, um deles o Julian Rodrigues, membro da ABGLT. Muito aprendi com esses amigos que me ensinaram mais que a discussão política sobre os direitos, fizeram-me perceber como é viver numa sociedade hetero-normativa e machista.

 Vivenciei de perto a violência que gays sofrem cotidianamente nas ruas, nos bares e em todos os lugares. Imagine você gostar de uma pessoa e não poder expressar isso? Ruim, né?! Pois é, agora imagine ser violentado na rua (verbal e fisicamente, muitas vezes) por apenas estar com a pessoa que você mais gosta!
 
Homofobia mata!

Isso tudo acabou compondo uma parte importante das minhas convicções políticas e formando a mais profunda rebeldia contra as injustiças da nossa sociedade. Dentro da UNE trabalhei para garantirmos um Trio Elétrico na Parada Gay de São Paulo apoiando e levantado essa bandeira, juntamente com todos os movimentos LGBTT’s. Além disso, fui parceiro na criação da Diretoria LGBTT da UNE e da realização dos Encontros Universitários de Diversidade Sexual (ENUDS).

Por isso lutamos pra garantir direitos iguais, nem mais e nem menos, pra todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual.

Assim, é urgente criminalizarmos a homofobia e lesbofobia no RS e no Brasil, bem como, regulamentar o direito a união estável a pessoas do mesmo sexo.

É com este compromisso que participo, na próxima segunda-feira em Santa Maria, de um debate com o tema "Cidadania LGBTT", que faz parte da Semana da Diversidade que ocorre na cidade, encerrando com a 10ª Parada Livre de Santa Maria.

Essa deve ser uma luta de todos/as pra construirmos uma sociedade livre da opressão.  Por isso me considero mais um lutador pela liberdade da expressão sexual.

#REBELE_SE contra toda a forma de preconceito!

2 comentários:

Jackson Raymundo disse...

Excelente texto, Maurício! Torço para q sejas deputado e possa servir d exemplo a tantos outros héteros constrangidos em defesar a causa LGBT (e gays tb).
Abraços!

clarananda disse...

Teste