quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um dia empolgante!


"Mas, quando em camaradas nos encontramos 
e ousamos sonhar futuros.
Quando a teoria nos aclara a vista
e com o povo, ombro a ombro, marchamos.
Respondemos: vale a pena viver, 
quando se está na luta do povo!"


Adaptação do poema "Vale a pena" de Mauro Iasi (2000)



Viver um dia empolgante como o que vivi ontem em Santa Maria vale a pena. Vale a pena trocar idéias com um povo tão lutador como esse que me encontrei em Santa Maria. Eram estudantes da Universidade Federal, Secundaristas, militantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, professores, moradores dos bairros mais distantes do centro da cidade, daqueles que já tiveram asfalto e saneamento básico do PAC do Governo Lula e outros que isso ainda não chegou.

Discutimos os desafios que temos neste ano de 2010 e organizamos um calendário de reuniões e atividades para envolver mais pessoas que queiram construir algo que valha a pena. Que dê tesão de levantar de manhã de cabeça erguida com o orgulho daquilo que estamos fazendo que é nossa luta cotidiana.

Falamos muito sobre a importância estratégica de reelegermos o projeto nacional com a nossa pré-candidata a presidenta da república, Dilma Rousseff para dar continuidade e avançar nas mudanças do Brasil. A disputa eleitoral deste ano terá um caráter estratégico muito mais forte que anos anteriores, equiparando-se, talvez, às eleiçoes de 1989 onde estivemos quase lá.
Além disso, discutimos a necessidade de colocar o Rio Grande em sintonia com o Brasil e eleger o companheiro Tarso Governador e elevar a disputa ao Senado reconduzindo o companheiro representante dos pobres, dos negros e negras, dos aposentados e da juventude, o nosso Senador Paulo Paim.

Discutimos também a necessidade de construir um mandato da juventude para a Assembleia Legislativa que represente as conquistas da juventude brasileira com as políticas do Governo Federal, que represente a juventude e o povo da periferia, os estudantes, que lute contra todas as formas de opressão e que defenda profundas políticas, como a Reforma Urbana, para garantir mais que a casa, mas educação, saúde, cultura, trabalho e lazer para o povo da periferia das cidades. Ainda, conversamos sobre a necessidade de quebrarmos a velha política e ousar em construir um mandato vinculado diretamente à organização popular que seja uma trincheira de luta do povo e da juventude. Isso vale a pena.

Nenhum comentário: