sexta-feira, 30 de abril de 2010

“Brasil, entre o passado e o futuro”, dia 8 de maio, em Porto Alegre


No dia 8 de maio, sábado, às 10 horas, Porto Alegre recebe Emir Sader e Marco Aurélio Garcia, autores do livro “Brasil – Entre o Passado e o Futuro”, coedição Editora Fundação Perseu Abramo e Boitempo, para o lançamento e debate em torna da obra que chega a sua terceira reimpressão após apenas um mês do lançamento. Tarso Genro, Raul Pont e Olívio Dutra também compõem a mesa do debate que será realizado na igreja da Pompéia (Rua Barros Cassal, 220).

“Brasil – Entre o Passado e o Futuro” reúne ensaios de atores da cena política e intelectual brasileira que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos se debruçam sobre o passado recente do país na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural.

A obra busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de importantes intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso. Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso.

O livro apresenta um conjunto de dados, análises e propostas de intelectuais comprometidos com um projeto de país que será o centro do debate nas disputas eleitorais de 2010. Busca, assim, trazer uma contribuição interpretativa sobre o momento atual, vislumbrando sempre poder transformar o futuro.

Ensaios e autores

Brasil, de Getúlio a Lula – Emir Sader
O Brasil herdado – Jorge Mattoso
A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda – Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza
A sociedade pela qual se luta – Guilherme Dias e Marcio Pochmann
Participação e mudança social no governo Lula – Luiz Soares Dulci
O lugar do Brasil no mundo – Marco Aurélio Garcia
A política externa em um momento de transição – Marco Aurélio Garcia
Um país para 190 milhões de brasileiros – Entrevista com Dilma Rousseff

Notícia retirada do: http://rsurgente.opsblog.org/2010/04/29/brasil-entre-o-passado-e-o-futuro-dia-8-de-maio-em-porto-alegre/

Nenhum comentário: