terça-feira, 6 de abril de 2010

Tarso visita DCE da UFPEL e faz palestra na Universidade Católica de Pelotas

A Caravana do Tarso pela região sul do RS começou hoje por Pelotas. Na parte da tarde Tarso, nosso pré-candidato ao governo gaúcho, fez uma reunião com diretores e coordenadores de curso na UFPEL, deu uma entrevista para a imprensa pelotense na sede da Câmara Municipal, tomou um cafezinho no tradicional ponto de encontro e debate político da cidade, o Café Aquários.

Logo depois, visitamos com Tarso o DCE da UFPEL. Tarso presenciou estudantes morando no DCE da UFPEL pela falta de políticas para assistência estudantil, cuja expansão das vagas não está sendo acompanhada pela necessária expansão da casa do estudante, do restaurante universitário, etc. Conversando com estudantes no DCE, Tarso falou da necessidade da luta dos estudantes para concretizar na universidade pública a aplicação de recursos federais para essas políticas de assistência aos estudantes carentes. Ainda, Tarso falou da criação de um "Prouni estadual" que abarque consigo toda a política de assistência estudantil para estudantes de escolas privadas e públicas.

Depois da visita o DCE da UFPEL que conduziu e organizou muitas lutas na história do Movimento Estudantil pelotense, Tarso seguiu direto para a UCPEL onde falou para uma platéia de quase 500 estudantes que ouviram atentos as idéias e opiniões do nosso futuro governador do RS.

Na maior atividade do roteiro da região sul da Caravana, Tarso falou dos diferentes entendimentos teóricos do direito sobre o Estado, como se construiu historicamente este Estado que estamos vivemos atualmente, suas origens e abordou a necessária construção do Estado Democrático e de Direito, caracterizando essa construção já em andamento a partir das políticas de governos progressistas como o Governo Lula.

Amanhã a caravana segue para Canguçu, Piratini e São Lourenço onde Tarso segue reunindo com lideranças, movimentos e entidades para discutir os rumos do nosso Rio Grande!

Nenhum comentário: