terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quilombolas: terra, trabalho e inclusão

Hoje foi um dia de uma importante e bonita Romaria da Terra em Santa Maria. Foi a 33º edição e reuniu aproximadamente umas 15 mil pessoas. Teve como tema a questão dos quilombolas. Com a chamada "Quilombolas: terra, trabalho e inclusão" a Romaria da Terra chamou atenção a necessidade de ampliar a luta e garantir os direitos do povo quilombola.

Décadas após a chamada abolição da escravatura, o Brasil ainda vive uma situação dramática para o povo negro. Os povos remanescentes de quilombos, na sua grande maioria, ainda não possuem suas terras reconhecidas e continuam sufrendo tudo o que é tipo de pressão por parte dos grandes proprietários de terra, no caso do campo, e da especulação imobiliária, no caso dos terrenos urbanos.

O fato da Romaria da Terra possuir este tema já representa uma grande conquista pra esta luta. A possibilidade da Igreja Católica reconhecer a luta dos quilombolas, mas também, conviver com as religiões de matriz africana representa um avanço que deve ser comemorado. Na verdade, a 33º Romaria da Terra representou um grande ato ecumênico a favor da luta do povo negro e da necessidade da justiça social e racial.

Os que mais sofrem entre os Quilombolas são a juventude negra. Esta, nas cidades sofrem uma grande discriminação racial e social e possuem grande dificuldade de conseguir emprego e, quando conseguem, são empregos completamente precarizados. A juventude das áreas rurais não possuem condições para permanecer no campo e cultivar seus costumes para construir as suas vidas de forma digna e justa!

Portanto, esta é uma luta importantíssima que deve ser levada a cabo para que seja resolvida. O governo Lula tem avançado na titulação de algumas áreas quilombolas no RS, entretanto, é preciso mais agilidade, pois o povo negro continua sendo empurrado pra fora de sua terra!

No Governo Olívio (1999 - 2002) teve políticas específicas para esta população tão carente de direitos e de atenção do Estado às suas necessidades históricas.

Estiveram na 33º Romaria da Terra o companheiro Olívio Dutra, o companheiro Tarso Genro, o companheiro deputado estadual Marcon, o companheiro Deputado Estadual Elvino Bohn Gass, o Deputado Estadual Fabiano Pereira dentre outros.

Nenhum comentário: